Palestra “O pensamento de Gramsci” e Lançamento do livro “Gramsci, uma nova biografia”.

12/05/2023 13:32

 O Grupo de Estudos e Pesquisas Antonio Gramsci (CNPq/UFSC) e o Núcleo de Estudos Nino Gramsci (GCN/UFSC) convida a comunidade acadêmica para a palestra “O pensamento de Gramsci”, seguido do Lançamento do livro “Gramsci, uma nova biografia”, com o Professor Angelo D’Orsi, no dia 15 de maio de 2023, no Auditório do Bloco “E”anexo do CFH às 16:00 horas.

Professor aposentado de História do Pensamento Político na Universidade de Turim, Itália, é autor de mais de 50 livros versando sobre a temática da história política e do pensamento político, entre eles “A cultura em Turim entre as duas Guerras” (Einaudi, 2000). Foi agraciado com o prêmio “Acqui Storia”, Intelectuais no século XX italiano” (Mucchi, 2015), Retrato de Leone Ginzburg (NeriPozza, 2019), finalista do Prêmio Viareggio-Rèpaci 2020.

Ao pensamento de Antonio Gramsci dedicou numerosos artigos, ensaios e livros, o mais recente deles “Gramsci, uma nova biografia”, publicado no Brasil pela Expressão Popular (2020). É membro da Comissão para a Edição Nacional dos Escritos de Gramsci e da International Gramsci Society, além de fundador e diretor das revistas Historia Magistra. Rivista di Storia Critica e Gramsciana. Revista Internazionale di Studi su Antonio Gramsci.

Atenciosamente,

Departamento de Geociências