Programação de LIVETATE para esta semana!
Toda terça e quinta, 19h, o LABTATE conta com temáticas incríveis para auxiliar na educação geográfica.
11/06 – Quinta – O quê, das relações étnico-raciais, interessa à educação geográfica? Prof. Dr. Lindberg Nascimento – GCN/NEPEGEO/UFSC e Acadêmicos de Geografia Jonny Morais e Julia Laureano – NEPEGEO/UFSC.
Na live, Prof. Dr. Lindberg Nascimento Júnior do departamento de Geociências/UFSC, junto com seus bolsistas e graduandos em Geografia Jonny Alan Morais e Júlia Gabriela Valverde Laureano, provocam a temática com um questionamento que faz parte de uma problematização ampla, não pressupondo inovações nos procedimentos e nem nos conteúdos, mas uma reorientação e reposicionamento da educação geográfica com propósitos e finalidades definidas para transformação social e consciência espacial, com vias a erradicação do racismo, valorização da cultura negra (indígena, africana e afro-brasileira e rompimentos com as lógicas da desigualdade.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=TisGAh0rYkE
16/06 – Terça – As Dimensões da Educação do Estudante com SurdoCegueira. Profª Me. Marcia Noronha de Mello – IBC e Profª. Drª. Daiana Zanelato – REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SC.
Imaginemos um momento sem sentir os sons, as imagens e nem falar. Um tanto desafiador para quem tem a responsabilidade de ensinar e dar sentido a vida, através de outro sentidos, nos quais a visão, a audição e a fala não se fazem presente. Nesta live, sobre as dimensões da educação do estudante com surdocegueira, serão apresentados sobre a definição e características heterogêneas dessa população, o que é a surdocegueira congênita e a adquirida, consequências e impacto nas áreas de orientação e mobilidade, comunicação e acesso à informação e principais aspectos educacionais destes dois grandes grupos. A Profª Me. Márcia Noronha de Mello, com seu currículo admirável, graduou-se em História, fez especialização na área da Deficiência Visual e na área da Saúde Mental e da Adolescência, cursou mestrado em Educação na Linha de Políticas Públicas e Gestão. E hoje, é doutoranda em Educação, na Linha de Representações Sociais e Práticas Educacionais. Atua, como professora e pesquisadora na Área de Surdocegueira pelo Instituto Benjamin Constant, sendo também coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento da instituição. E também é membro do Grupo de Trabalho Sentidos Brasil/Perkins.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=fnn8hcgZ9ok
18/06 – Quinta- A Educação Geográfica no Currículo Catarinense. Profª Drª Kalina Spinger – MEN/NEPEGEO/CFH/UFSC e Prof.ª Drª Carla Bohn – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SC.
A Base Nacional Comum Curricular, é um documento normativo para todas as redes educacionais do Brasil, sendo uma referência obrigatória para orientação na construção dos demais currículos escolares para educação infantil e fundamental. Em 2019, Santa Catarina organizou e elaborou o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. E na live, a Profª Drª Kalina Springer trará a experiência de ter participado com demais professores na organização da componente curricular de Geografia. E a Profª. Drª Carla Bohn, na época atuava como Secretária Adjunta da Secretaria Estadual e Educação de Santa Catarina, explanará sobre as estratégias da organização e composição do currículo com aproximadamente 500 professores mestres e doutores efetivos do estado.
BNCC – http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Currículo de SC – http://www.sed.sc.gov.br/professores-…
Link: https://www.youtube.com/watch?v=KQ-BQQUuwhk