4ª Circular da 43ª Semageo

21/05/2024 17:39

A partir da deflagração da greve de Professores a Semageo foi reformulada, passando a conformar-se enquanto atividade de greve dos docentes e também do movimento dos discentes, considerando que parte das atividades será assumida pelos estudantes. Assim, em reunião com o comando grevista, se acordou em ajustar a semana, a qual compreenderá as atividades mais essenciais e, sobretudo, aquelas mais em linha com os debates suscitados pelo momento.

Três palestras conformam-se como atividades de greve dos docentes, a saber: a palestra com o Prof. André Martin, em linha com as necessidades de formação política (a necessária compreensão do cenário geopolítico atual), a palestra do Geólogo Guilherme Estrella, afinada, a um só tempo, com a questão mais ampla da soberania energética e nacional, mas com promessas de desenvolvimento da educação (Fundo do Pré-Sal), abortadas com o Golpe de Estado e; finalmente, a palestra da Professora Adriana D’Agostini, acerca da influência das instituições do Imperialismo sobre a educação e seus desdobramentos no Novo Ensino Médio. Os Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs), se colocam agora como atividades encapadas pelos estudantes, estimulando a permanência estudantil na Universidade (trata-se de pelo menos 44 resumos expandidos), diante do risco de esvaziamento, no atual contexto. Dentro do entendimento de que não cabem no atual momento, as oficinas, os minicursos e os trabalhos de campo, ficam suspensos durante a greve, podendo ser retomados a posteriori, de acordo com a disponibilidade dos ministrantes. Mais informações no site: https://sites.google.com/view/43semageo/in%C3%ADcio.

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

Manhã

Espaços de Diálogos e Práticas como atividade estudantil na greve.
EDP 1 – Geografia Humana, Educação e Ensino.

Local: Auditório do CFH.

EDP 2 – Geografia Urbana e Regional (mobilidade e transportes).

Local: Auditório do CFH.

EDP 3 – Geografia Urbana e Regional.

Local: Auditório do CFH.

EDP 4 – Geografia Física e Ambiental e Cartografia.

Local: Auditório do CFH.

Tarde Atividades organizadas pelos estudantes. Não haverá atividade nesta tarde. Atividades organizadas pelos estudantes. Atividades organizadas pelos estudantes.

Noite

Palestras à noite, como atividade de greve.

Confraternização

(22h00)

Palestra: “A Geopolítica da 4ª Guerra Mundial e o Brasil”.

Prof. Dr. André Roberto Martin (USP).

Local: Auditório do CFH

Não haverá atividade nesta noite.

Palestra: “Energia como fator de soberania nacional”.
Eng. Geol. Guilherme de Oliveira Estrella (Petrobrás).

Local: Auditório do CFH

Palestra: “Novo Ensino Médio: um dos desdobramentos do projeto educacional do Capital”.
Profa. Dra. Adriana D’Agostini (UFSC).