Apresentação

O Departamento de Geociências, conhecido pela sigla GCN, tem por finalidade promover o ensino, a pesquisa e a extensão em Geociências, sobre questões da sociedade (Geografia da Indústria, do Comércio e Serviços, da População, Urbana, Rural, Regional) e da natureza (Climatologia, Geomorfologia, Oceanografia, Geologia, Biogeografia, Desastres Naturais), bem como as relações entre ambas (Análise Ambiental, Turismo, Geografia do Brasil, de Santa Catarina), os meios usados para sua análise (Sensoriamento Remoto, Fotointerpretação, Métodos e Técnicas em Geografia, Mapeamento geológico) e apresentação (Cartografia). Com este enfoque busca aprimorar a formação profissional e o desenvolvimento da reflexão crítica, tanto dos docentes como dos discentes, visando a melhoria da qualidade de vida em sociedade e no espaço em que se vive.

O Departamento de Geociências conta atualmente com dois cursos de graduação: Geografia e Geologia e dois programas de pós-grauação: Geografia (acadêmico) e Desastres Naturais (profissionalizante), atendendo quatro áreas específicas: Geografia Física, Geografia Humana, Geologia e Cartografia.

No curso de graduação em Geografia os professores do Departamento de Geociências ministram a quase totalidade das disciplinas curriculares de licenciatura e bacharelado (cerca de 35 disciplinas por semestre), além de atender outros cursos da UFSC. No que se relaciona à pesquisa, trabalhos vêm sendo realizados sobre problemas ambientais nos quais o Departamento de Geociências é pioneiro dentro da UFSC, e igualmente em temas específicos de Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Recursos Hídricos, Geologia, Geologia e Geomorfologia Costeira, Geografia Econômica, Rural, Redes Técnicas, População, Comércio e Serviços, Indústria, Planejamento Urbano e Regional, entre outros.

O Curso de graduação em Geologia tem como finalidade capacitar geólogos com formação profissional sólida para desenvolver pesquisas ancoradas em métodos de estudos de campo, laboratório e tecnológicos que permitam a compreensão dos processos geológicos em geral.

O Programa de Pós-graduação em Geografia, nas modalidades mestrado e doutorado, se divide em duas áreas de concentração e em nove linhas de pesquisa, sendo as duas áreas de concentração: Desenvolvimento regional e Urbano e Utilização e Conservação dos recursos Naturais.

A área de concentração definida pelo Programa de Pó-graduação em Desastres Naturais, na modalidade de mestrado profissionalizante, abrange o estudo dos processos geológicos, meteorológicos e hidrológicos, incluindo processos costeiros, que definem a suscetibilidade ambiental aos eventos causadores de desastres naturais e os estudos relacionados à vulnerabilidade social, na perspectiva de gestão de risco e de desastres naturais.

Todas as atividades de ensino e pesquisa do Departamento de Geociências estão apoiadas em diversos laboratórios e núcleos. Além das atividades referidas, o Departamento de Geociências promove, com freqüência atividades de extensão como: encontros, simpósios e seminários regionais e nacionais. A Semana de Geografia vem sendo realizada anualmente, desde 1980, da qual participam estudantes e profissionais da Geografia e de áreas afins, especialmente os professores da rede estadual e municipal de ensino.

O Departamento de Geociências atende ainda à comunidade em geral, sempre que solicitado, na forma de elaboração de atividades como: realização de planos diretores, análises ambientais de municípios, pareceres técnicos ligados a problemas de meio ambiente, dentre outras. Regularmente, o Planetário desempenha um papel importante atendendo, através de seções, à rede de ensino de 1º, 2º e 3º graus e apoiando o GEA (Grupo de Estudos de Astronomia). A exposição de minerais e rochas da Exposição Prof. Francisco Takeda, situada junto ao Laboratório de Ensino de Geologia, também contribui com a interação comunidade e universidade, haja vista as visitas organizadas de alunos de 1º e 2º graus.

Por fim, salienta-se, ainda, o importante papel das revistas Geosul, Cadernos Geográficos e Expressões Geográficas, todas no âmbito do Departamento de Geociências, como atividade de extensão, a qual possuem reconhecimento nacional e estadual como veículo de divulgação de pesquisas realizadas tanto por professores da UFSC como de outras instituições.